terça-feira, abril 16, 2024
Notícias

A Equipe Psicossocial da DRE/ Rondonópolis em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde estimula debates sobre saúde mental com estudantes

Jovens e Adolescentes alunos das escolas da rede estadual começaram, neste mês de maio, a participarem de oficinas de saúde mental realizadas pela Equipe Psicossocial da Diretoria Regional de Educação em parceria com o Departamento de Ações Programáticas da Secretaria Municipal de Saúde. Com o agravo dessas questões nas escolas, a DRE em conjunto com a Direção e coordenação das escolas decidiram colocar em prática esse projeto. Os encontros funcionam como um momento onde os alunos reunidos em pequenos grupos possam ganhar voz, expondo seus sentimentos e talvez alguma confusão mental que por vezes os adolescentes não conseguem lidar.

Essa é uma ferramenta que pode prevenir lesões autoprovocadas até o suicídio. Ao final do bate papo, os profissionais que estiveram com o grupo apresentaram estratégias de apoio para eles lidarem com os problemas. A presença dos profissionais também é importante para cada escola pois acabam virando referência para quando surgir alguma situação de crise, que sejam difíceis de lidar. Até o momento o projeto passou pelas escolas: EE CBM Dom Pedro II. EE Prof. Maria Elza Ferreira Inácio, EE Sagrado Coração de Jesus, EE Domingos Aparecido dos Santos, EE Francisca Barros de Carvalho, EE Ramiro Bernardo da Silva.