quarta-feira, maio 1, 2024

FEVEREIRO ROXO E LARANJA

A campanha fevereiro roxo e laranja é voltada para a conscientização e tratamento de algumas doenças.
A cor roxa conscientiza sobre Lúpus, Alzheimer e Fibromialgia. A cor laranja alerta sobre a Leucemia.

Lúpus Eritematoso Sistêmico: O Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) é uma doença inflamatória e autoimune que afeta múltiplos órgãos e tecidos como pele, articulações, cérebro e rins.

Alzheimer: Doença degenerativa, um dos sintomas principais é a falta de coerência na fala e perda de memória. Está relacionada às pessoas de mais idade, porém a doença pode aparecer precocemente em indivíduos que tenham casos na família. Ainda sem cura, afeta a capacidade de atenção da pessoa, assim como seu aprendizado e convívio social.

Fibromialgia: A fibromialgia é uma síndrome que afeta em sua maioria mulheres entre 30 e 60 anos. Além de dor generalizada, a doença causa fadiga, dificuldades cognitivas como problema de concentração e perda de memória, dores nas mãos e pés, insônia e até mesmo quadros depressivos.
Uma das principais dificuldades apresentadas no momento de diagnosticar essa doença é que muitas vezes seus sintomas podem ser confundidos com situações de estresse ou mal-estar do dia a dia.

Leucemia: Uma de suas principais características é o acúmulo de células doentes na medula óssea. A doença ataca os glóbulos brancos. Também é um dos tipos de câncer mais comuns e os primeiros sintomas podem levar meses ou anos a aparecer. É importante que o diagnóstico ocorra logo no início, pois só assim o paciente saberá qual é o tratamento mais adequado. Nesse sentido, o fevereiro Laranja chega para levar mais informação aos possíveis pacientes e seus familiares.